O Mundo da Educação em nossa saúde

Henrique Paes

DOUTOR

Aumento de doenças causada pela ação do homem, é um problema grave e cada vez mais frequente na vida da população. A poluição do Ar e a contaminação da água são responsáveis por várias doenças. Não é difícil compreender a relação existente entre a ação do homem e o aumento do número de doenças. Poluição das águas, da atmosfera e desmatamento são apenas alguns dos impactos negativos do homem no planeta.

Como a ação do homem pode afetar a nossa saúde?

O impacto negativo do homem no ambiente tem relação direta com a saúde, segundo o Dr. Henrique Paes, “SIM”, uma vez que necessitamos de produtos produzidos no meio ambiente para a nossa sobrevivência.
Fica impossível sobreviver sem acesso à água e ao ar, por exemplo. Se esses elementos estão comprometidos, nossa saúde também ficará. A poluição da água: causa diversos problemas de saúde, principalmente gastrointestinais, como o surgimento de diarreias. Além disso, podemos citar a cólera, a hepatite A, a giardíase e a febre tifoide como doenças causadas pela ingestão de água contaminada e que possuem relação direta com ações inadequadas do homem, como lançamento de esgoto não tratado em rios.

A poluição atmosférica também afeta diretamente a saúde, causando danos, principalmente, no nosso sistema respiratório. A poluição do ar está relacionada com o aumento dos casos de asma, bronquite e câncer de pulmão. O desmatamento também pode levar ao surgimento de doenças em uma população. Isso ocorre porque, ao desmatar, estamos destruindo o habitat de várias espécies, que passam a procurar abrigo e comida nas áreas habitadas pelo homem.

As tragédias em Petrópolis, causadas pela chuva, estão presentes desde a sua fundação, em 1843. Um olhar atento aos jornais do tempo do Império e posterior, mostram que em determinado momento, até o Imperador Dom Pedro II foi obrigado a retornar ao Rio de Janeiro, devido ao transbordamento dos rios, lama e barreiras na cidade.
Situação vivida por muitos petropolitanos ao longo da história da cidade e guardam na memória tragédias que marcaram a vida de muitos, como em 1966 e 1988.

É importante ressaltar e afirmar que, independente do número de mortos, seja 260 ou apenas 01 , como ocorreu terça-feira, dia 15 de fevereiro de 2022, a perda de vidas humanas por causa de fortes chuvas e deslizamentos de terra é sempre uma grande tragédia.

Mas, o que chama atenção é que, ao longo dos 179 anos a história se repete como um círculo vicioso: chove forte, deslizamento de terra, transbordamento de rios, mortes, promessas de reconstrução, projetos e recursos federais.

E o estudo ambientais como sempre deixado de lado, pesquisas do Instituto Ambiental do Brasil, aponta que os nossos governantes pouco fizeram para conter o crescimento desordenado da cidade. Através do seu presidente Marcelo Gonçalves, a Cidade de Petrópolis terá que se reestruturar o solo.

Ao longo do tempo o que vemos? É que as coisas caminham lentamente e pouco acontece, mesmo sendo Petrópolis uma das cidades na Região Serrana do Estado do Rio, com sua lindas paisagens, e a cidade onde o índice de deslizamento de terra é alto.

Dr. Henrique Paes, vem nos mostrando uma perspectiva diferente para olhar para aquele povo da cidade de Petrópolis, não só a perda dos objetos, como a casa o carro e os eletrodomésticos. Mais devemos fazer o acompanhamento psicológicos deles. “ Cuidar da Saúde Mental”, que alem da perda de familiares, amigos, eles se sentem abandonado pelo poder público, levando a desenvolver uma doença que muito das vezes irreversível como a depressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Slide Limpeza de coifa de restaurantes, hotéis, bares, pousadas e churrascarias 3773-7290 96467-6207 CLIQUE AQUI E VEJA O NOSSO SITE: www.pefcoifaseexaustores.com.br Orçamento
Grátis
SOLICITE A VISITA DE UM TÉCNICO
Slide Conserto de fogões
industriais e comerciais
3773-7290 96467-6207 SOLICITE A VISITA DE UM TÉCNICO Orçamento
Grátis
Brastemp, Eletrolux, Continental, GE, Dako, Atlas e etc...

Slide Raffa's Refrigeração RESIDENCIAL E COMERCIAL 97631-9909 | 96814-7815 ACEITAMOS CARTÕES Ar-Condicionado em Geral (Manutenção)
Instalação do Split | Carga de Gás | Freezer | Geladeiras Balcão Frio | Conserto de Máquinas de Lavar
Slide Raffa's Refrigeração RESIDENCIAL E COMERCIAL 97631-9909 | 96814-7815 ACEITAMOS CARTÕES Ar-Condicionado em Geral (Manutenção)
Instalação do Split | Carga de Gás | Freezer | Geladeiras Balcão Frio | Conserto de Máquinas de Lavar

Slide Loja I - Rua Otávio Tárquino - 88 (em frente aos correios)
Loja II - Calçadão de Nova Iguaçu Galeria Iguassu - Loja 15 Nova Iguaçu
(ao lado do shopping multidão, antigo Shopping Vida)
Moda feminina Casual & festas
Slide Loja I - Rua Otávio Tárquino - 88 (em frente aos correios)
Loja II - Calçadão de Nova Iguaçu Galeria Iguassu - Loja 15 Nova Iguaçu
(ao lado do shopping multidão, antigo Shopping Vida)
Moda feminina Casual & festas
Menu