Um autor inspirado por Nova Iguaçu

Sexta-feira – 05/11 às 14hs

“Morando em Anchieta, um bairro periférico tão afastado do Centro do meu próprio município, Nova Iguaçu acabou se tornando minha referência, e de muitos outros, quando eu penso em comércio, saúde ou entretenimento. Nova Iguaçu é importante não apenas para seus moradores, mas para aqueles que residem na sua vizinhança. Eu acho que, quando ambientamos nossas histórias em Nova Iguaçu, estamos dando a oportunidade para quem não conhece a cidade, passar a conhecê-la melhor. Os pontos de referência, as dinâmicas dos moradores, os fatos históricos, tudo isso pode e deve fazer parte da literatura”, assim Hedjan C.S. destaca a importância da produção literária na Baixada Fluminense. A força desse pertencimento pode ser conferida nesta sexta-feira (5), às 14h, na Sala de Leitura Livros para Voar, no terceiro piso do TopShopping, na Tarde de Autógrafos do livro “Crianças nas sombras”, que Hedjan assina. Uma ótima oportunidade de conexão de leitores com o autor no evento do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Fenig, Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu.

Aos 43 anos e formado em Pedagogia pela UERJ e pós graduado em educação especial e inclusiva, o autor escreve desde pequeno e sempre encheu vários cadernos com histórias que acabavam presas em gavetas e armários. “Só comecei a mostrar minhas histórias para outras pessoas em 2015 e sempre ouvi que devia tentar publicar. O primeiro conto publicado só veio em 2016 e de lá pra cá não parei mais”, lembra Hedjan.

Como autor do gênero terror e suspense, Hedjan se inspira em situações do dia a dia. “Uma ida ao Calçadão de Nova Iguaçu, por exemplo, pode dar várias ideias de histórias”, ele diz. No caso da especialidade dele, pensar em coisas que assustam. “Quando falamos em histórias assustadoras, especialmente na literatura, muita gente pensa em um ambiente estrangeiro, com névoa e castelos assombrados. Mas nós temos muita coisa boa para ser trabalhada dentro do terror ou do suspense. Histórias que às vezes são passadas só de boca em boca e que acabam se perdendo com o tempo. O registro dessas histórias que assustam em livros é uma das melhores formas de garantir que essa memória seja preservada e honrar aqueles que as contavam lá atrás no tempo”, reforça o escritor.

“O gênero do terror é aquele que tem muitos leitores de todas as idades. E entre muitos jovens, esse fascínio é bem grande. Eu sempre achei que essas histórias que dão medo são uma ótima forma de incentivar a leitura dos mais jovens”, ele destaca.

Autores fundamentais estão entre os favoritos de Hedjan C.S. “Lima Barreto foi o escritor que se preocupou em incluir as regiões periféricas da cidade em sua produção, além de discutir as questões sobre preconceito, relações étnico-raciais e as mazelas sociais em seus textos.

Stephen King, é o feijão com arroz da grande maioria dos escritores de terror. Outro favorito é Machado de Assis, por causa da maneira como ele construía seus personagens, a profundidade psicológica deles. E Jonatan Magella, um escritor contemporâneo aqui de Nova Iguaçu, me inspirou muito quando comecei a aprimorar minha escrita.

Quando li uma antologia dele chamada Vidas Irrisórias eu consegui entender a força que as histórias curtas tinham. Isso contribuiu muito para a minha própria coletânea, o Gótico Suburbano”.

Sobre a participação na ação Livros para Voar, Hedjan C.S. destaca que a iniciativa é fantástica. “Trazer para o grande público a produção de Nova Iguaçu e sobre Nova Iguaçu é importante, pois coloca em posição de destaque um movimento que não é tão novo, mas que tem dificuldades em alcançar o reconhecimento adequado. Se eu disser que o trabalho do Livros para Voar está realizando é maravilhoso, ainda assim eu vou estar falando pouco”, finaliza o autor.

A ideia da ação “Livros para Voar”, da Fenig, é fazer os livros circularem pela cidade e fortalecer os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada.

Os 11 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação para desfrutar da leitura estão na sede da Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); Prefeitura de Nova Iguaçu; TopShopping; Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Posse; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.

Caro leitores do Jornal PapoReto, venha fazer parte desse evento, e marquem a vida dos seus filhos com um passeio pelo TopShopping, e de uma parada na sala de leitura no 3ºpiso para fazer uma boa leitura. Nós do Jornal PapoReto estaremos lá fazendo a cobertura e fotografando dos para o nosso jornal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Slide Limpeza de coifa de restaurantes, hotéis, bares, pousadas e churrascarias 3773-7290 96467-6207 CLIQUE AQUI E VEJA O NOSSO SITE: www.pefcoifaseexaustores.com.br Orçamento
Grátis
SOLICITE A VISITA DE UM TÉCNICO
Slide Conserto de fogões
industriais e comerciais
3773-7290 96467-6207 SOLICITE A VISITA DE UM TÉCNICO Orçamento
Grátis
Brastemp, Eletrolux, Continental, GE, Dako, Atlas e etc...

Slide Raffa's Refrigeração RESIDENCIAL E COMERCIAL 97631-9909 | 96814-7815 ACEITAMOS CARTÕES Ar-Condicionado em Geral (Manutenção)
Instalação do Split | Carga de Gás | Freezer | Geladeiras Balcão Frio | Conserto de Máquinas de Lavar
Slide Raffa's Refrigeração RESIDENCIAL E COMERCIAL 97631-9909 | 96814-7815 ACEITAMOS CARTÕES Ar-Condicionado em Geral (Manutenção)
Instalação do Split | Carga de Gás | Freezer | Geladeiras Balcão Frio | Conserto de Máquinas de Lavar

Slide Loja I - Rua Otávio Tárquino - 88 (em frente aos correios)
Loja II - Calçadão de Nova Iguaçu Galeria Iguassu - Loja 15 Nova Iguaçu
(ao lado do shopping multidão, antigo Shopping Vida)
Moda feminina Casual & festas
Slide Loja I - Rua Otávio Tárquino - 88 (em frente aos correios)
Loja II - Calçadão de Nova Iguaçu Galeria Iguassu - Loja 15 Nova Iguaçu
(ao lado do shopping multidão, antigo Shopping Vida)
Moda feminina Casual & festas
Menu